terça-feira, 3 de agosto de 2010

Plano de Marketing: a extrema racionalização da venda

Marketing é a parte do processo de produção e de troca que está relacionado com o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. É popularmente definida como a distribuição e venda de mercadorias, inclui as atividades de todos aqueles que se dedicam à transferência de mercadorias desde o produtor até ao consumidor.
Engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos. O Marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade.

Propaganda é ato e o efeito de propagar, publicizar. É projetar a imagem da empresa no mercado, promover a adesão a um dado sistema ideológico (político, social ou econômico, divulgar uma idéia em um meio.

Publicidade é definida como a arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o à ação. A Publicidade é um conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes.

Anos 50: Vender a qualquer custo e visualização da marca.
Anos 60:O "vender a qualquer custo" deu lugar à "satisfação garantida".
Anos 70: Departamentos de marketing em todas as grandes empresas. Multiplicam-se os supermercados, shoppings centers e franchises.
Anos 80: "Em Busca da Excelência", de Tom Peters e Bob Waterman inaugurou a era dos gurus de marketing. Produziram o livro de marketing mais vendido de todos os tempos, ao focarem completamente sua atenção para o cliente.
Anos 90: O avanço tecnológico teve um forte impacto no marketing. Uma revolução na logística, distribuição e formas de pagamento. O CRM (Customer Relationship Management) e o serviços de atendimento ao consumidor, entre outras inovações, tornaram possível uma gestão de relacionamento com os clientes em larga escala. Surge o Marketing Societal.
Anos 2000: Webmarketing e Comércio eletrônico
Ano de 2010: Marketing de Busca.

Ciclo de vida do produto





Plano de Marketing

1º Passo: A Estratégia de Marketing é explicar as ações necessárias para concretizar cada uma das orientações estratégicas definidas durante o processo de análise.

2º Passo: O Orçamento de marketing conjuga possíveis variações dos diversos dados orçamentais até alcançar o equilíbrio entre o resultado pretendido e o possível para as condições de mercado. É comum a tendência por parte da estrutura comercial para subavaliar as potencialidades do mercado, derivada do hábito de premiar o excesso de objetivos. Assim, têm a garantia de alcançar os objetivos, podendo mesmo excedê-los.

3º Passo: O Plano de Acção. Por último no plano de marketing tem de se assinar as responsabilidades para cada uma das atividades, bem como planear as suas datas de execução. Contudo a planificação não pode ficar por aqui. Após a definição da estratégia do marketing e planificada a sua implementação, há que ter em conta as restantes dimensões da empresa, a tecnologia (verificar se dispõe da tecnologia adequada), "recursos humanos"(se os recursos humanos estão preparados), e processos (os métodos e processos de trabalho são os mais indicados para a estratégia, a tecnologia e os recursos disponíveis).

Instrumentos:

ANÁLISE EXTERNA, O MEIO ENVOLVENTE
Análise do meio envolvente (Politica, económica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal).
Análise do mercado.
Análise dos clientes.

ANÁLISE EXTERNA, OS CONCORRENTES
Identificação dos concorrentes.
Análise dos concorrentes diretos.
Análise detalhada dos concorrentes mais importantes.
Análise e medida da posição concorrencial.

ANÁLISE INTERNA
Performances quantitativas.
Volume de vendas e cotas de mercado (global e por segmento).
Perfil e caracterização dos clientes comparativamente com os do mercado e dos principais concorrentes.
Grau de penetração dos produtos da empresa nos principais circuitos de Distribuição.
Análise dos custos e da rentabilidade dos diferentes produtos e ou modelos da gama da empresa.
O estado e a evolução recente da notoriedade e imagem da empresa e ou marca junto dos atuais clientes, clientes potenciais e nos distribuidores e prescritores.
Os recursos que a empresa dispõe.

ANÁLISE SWOT da EMPRESA
Pontos Fortes / Pontos Fracos.
Oportunidades / Ameaças.
Oportunidades do Negócio / Ameaças do Negócio.

FIXAÇÃO de OBJETIVOS
Uma definição clara dos objetivos permite assegurar a coerência da estratégia com a política global da empresa. Envolvimento global.

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