terça-feira, 17 de agosto de 2010

Empresas Juniores

Mais de 600 Empresas Juniores no País, mapeadas em mais de 200 Instituições de Ensino Superior em todos os Estados Brasileiros e Distrito Federal. Em São Paulo, foram registradas 200 empresas juniores, 25% de todas catalogagas em território nacional.
No ano de 2003, as Empresas Juniores Confederadas à Brasil Junior alcançaram um faturamento de R$ 4,5 milhões, ao passo que as Empresas Juniores Federadas à FEJESP obtiveram, só elas, um faturamento de R$ 1,3 milhões, aproximadamente, 30% de todo o faturamento nacional.
Mais de 50% das Empresas Juniores são nas áreas de sociais aplicadas, com destaque para os cursos de Administração, Economia e Contabilidade.
Quase 30% são EJs da área de exatas, na qual destacam-se os cursos de engenharia. 10% das EJs são da área de biológicas e outros 10% são multidisciplinares.
Em torno de 60% das Empresas Juniores são provenientes de Instituições de Ensino Superior públicas.
As Empresas Juniores tem idade média de 7 anos e é no Sudeste onde estão as Empresas Juniores mais antigas do MEJ brasileiro. A Empresa Júnior FAAP, pioneira na América Latina, possui 21 anos. Outras empresas que se destacam nacionalmente são a Alimentos Junior Consultoria da Universidade Federal de Viçosa com 16 anos de mercado,;Empresa Jr. de Administração da UFBA, no estado da Bahia; a Junior FEA da USP de Ribeirão Preto; a AD&M Consultoria do Distrito Federal; Ibmex Consultoria Empresarial Jr., a FCAP Jr. Consultoria, da Universidade de Pernambuco e a UFMG Consultoria Jr. em Minas Gerais; e no estado do Rio, a EJ PUC-Rio; INICIATIVA EMPRESA JÚNIOR (de administração e contabilidade da UERJ); EjCM, de ciência da computação, a Fluxo; a i9 CONSULTORIA e a Meta Consultoria; essas ultimas na área de engenharia.
Quase 90% das EJ’s foram fundadas pela iniciativa dos próprios alunos da IES, enquanto 5% de iniciativa de professores ou diretores da IES.
São estimados 2000 projetos de consultoria, principalmente para Micro e Pequenas Empresas, desenvolvidos a cada ano pelas Empresas Juniores. Cada Empresa Júnior envolve em média 25 universitários, levando à estimativa de quase 15.000 empresários juniores.

http://www.jabrasil.org.br/ja/index.php?option=com_interativo&Itemid=111

Nenhum comentário:

Postar um comentário