terça-feira, 27 de abril de 2010

Determinando o valor

Digamos que você decide abrir um restaurante. Você compra o prédio, o equipamento de cozinha, mesas e cadeiras, suprimentos, contrata os cozinheiros, garçons etc. Depois divulga o restaurante e abre as portas.
Digamos que:

você gasta US$ 500 mil comprando o prédio e os equipamentos;
no primeiro ano, você gasta US$ 250 mil em guarnições, comida e folha de pagamento;
no final desse primeiro ano, você soma todo o dinheiro que recebeu dos clientes e descobre que totalizou uma receita de US$ 300 mil.
Uma vez que recebeu US$ 300 mil e pagou US$ 250 mil em despesas, seu lucro líquido é:
US$ 300 mil (receita) - US$ 250 mil (despesa) = US$ 50 mil (lucro)
Ao final do segundo ano, você recebe US$ 325 mil e suas despesas são as mesmas, com um lucro líquido de US$ 75 mil. Nesse ponto, você decide que quer vender o negócio. Quanto ele vale?

Uma das maneiras de se avaliar é dizer que o negócio "vale" US$ 500 mil. Se você fechar o restaurante, pode vender o prédio, o equipamento e tudo o mais e receber US$ 500 mil. Essa é uma simplificação, é claro: o prédio provavelmente subiu de valor e o equipamento depreciou, pois agora está usado. Vamos dizer apenas que o valor gira em torno dos US$ 500 mil. Este é o valor patrimonial, ou valor de mercado, do negócio. Isso é o valor de todo o ativo do empreendimento se você liquidá-lo hoje.

O que acontece se você continuar o negócio?

Vendendo ações
Se você mantiver o seu restaurante funcionando, provavelmente acumulará pelo menos US$ 75 mil neste ano (baseado no histórico do seu negócio). Portanto, você pode considerar o restaurante como um investimento que pagará algo em torno de US$ 75 mil de lucro ao ano. Olhando dessa maneira, alguém poderia querer pagar US$ 750 mil pelo restaurante, já que um retorno anual de US$ 75 mil em um investimento de US$ 750 mil representa uma taxa de retorno de 10%. Alguém poderia querer pagar US$ 1.500.000, o que representa uma taxa de retorno de 5%. Ou até mais, se ele imaginou que a receita do restaurante poderia crescer ao longo do tempo a uma taxa maior do que a inflação.
Portanto, o proprietário do restaurante irá ajustar o preço de forma compatível. Você pode avaliar o negócio em US$ 1.500.000. No entanto, se dez pessoas vierem até você e disserem: "Puxa, eu gostaria de comprar seu restaurante, mas não tenho os US$ 1.500.000", você poderia de alguma forma querer dividir seu negócio em 10 partes iguais e vender cada uma por US$ 150 mil. Em outras palavras, você poderia vender cotas do seu restaurante. Então, cada pessoa que comprou uma cota receberia um décimo dos lucros ao final do ano e teria um dos dez votos em qualquer das decisões financeiras da empresa. Ou então você poderia dividir a propriedade em 1.500 cotas e vender cada uma por US$ 1.000, para ter um preço que mais pessoas pudessem pagar. Outra alternativa seria dividir a propriedade em 3 mil cotas, manter 1.500 com você e vender o restante por US$ 500 cada. Dessa forma, você retêm a maioridade das cotas (e, conseqüentemente, os votos) e permanece no controle do restaurante, enquanto compartilha o lucro com outras pessoas. Enquanto isso, você consegue depositar US$ 750 mil no banco graças às vendas das 1.500 cotas a outras pessoas.

As ações, em sua essência, são realmente muito simples. Elas representam o patrimônio e os lucros da empresa. Os dividendos de uma ação representam a porção da cota dos lucros de uma empresa, geralmente distribuídos anualmente. Se o restaurante tiver dez proprietários, cada um possuindo uma cota acionária, e o negócio acumular US$ 75 mil de lucro durante o ano, então cada proprietário recebe um dividendo de US$ 7.500. Uma grande companhia como a IBM tem milhões de cotas acionárias excedentes, em torno de 1,7 bilhões em fevereiro de 2004 (veja Quicken: International Business Machines (em inglês) para mais detalhes). Neste caso, os lucros totais da companhia são divididos por 1,7 bilhões e enviados aos acionistas como dividendos.

Uma medida do valor de uma empresa, pelo menos no que diz respeito aos investidores, é o produto do número de cotas excedentes multiplicados pelo preço da ação. Este valor é chamado capitalização de uma empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário